Aliar

Entrevistas

Diálogos Aliar: Conectando ideias com Raymundo Paiva Dantas
O convidado para o Diálogos Aliar deste mês é Raymundo Paiva Dantas. Confira a entrevista que realizamos e inspire-se nesta grande história. Uma ótima leitura!


Nasci em: Salvador, Bahia

Conte um pouquinho da sua história:

Sou filho de um Executivo, que também fazia carreira acadêmica, e muito me influenciou nas duas direções. Assim, estudei Economia, Filosofia e depois fiz um mestrado em Administração de Empresas, na Espanha.

Desde cedo me envolvi com funções de liderança, nos Grêmios estudantis e Diretórios Acadêmicos, de modo que as ocupações gerenciais foram chegando e se colocaram quase como extensões dessas atividades de juventude. Sempre me vi com responsabilidades de gestão em todos os níveis, quer nas empresas onde trabalhei, quer nas associações diversas de que participei. Fui também professor universitário todo esse tempo.

Tive a oportunidade de ser Executivo principal em várias empresas de médio e grande portes, mas também fui dirigente de entidades como ADVB, ADCE, movimentos religiosos, associações diversas de lojistas, e até ainda sou Conselheiro na vetusta Associação Comercial da Bahia, a mais antiga entidade empresarial do país. Como você vê, não faltou agitação na minha carreira.

Mas fiz outras coisas, alem disso. Fui, por exemplo, apresentador de programas de rádio e televisão, voltados para o ambiente empresarial, tendo passado pelas principais emissoras de TV aberta em Salvador. Ao lado disso mantive colunas de Marketing em revistas técnicas e publiquei diversos livros. Sem esquecer que constitui belíssima família, com cinco filhos e, até agora, dez netos.

Nos últimos oito anos me dediquei ao terceiro setor e fui dirigente de uma das maiores Santas Casas do país, cuidando das suas ações sociais e culturais.
Depois, achei que já merecia me aposentar e vim então para Gramado, na Serra Gaúcha, lugar escolhido para conviver com a beleza e a tranqüilidade, no tempo de velhice. Mas já estou planejando estabelecer um trabalho de natureza social bem interessante, por aqui, para ocupar algum tempo, sendo útil à comunidade e nos distraindo um pouco, eu e minha mulher, que é Psicanalista.


Atualmente me dedico para: Dessa forma, agora me dedico a montar essa instituição, enquanto curto um pouco esta região maravilhosa e tão simpática.

Meu projeto futuro é:  Meu projeto é construir amizades sólidas e viver aqui em Gramado o resto da vida.

Minha palavra preferida é: Solidariedade

Meu hobby: Ler, escrever e viajar são as atividades que mais me divertem e que pratico com assiduidade.

Meu livro preferido: É difícil eleger um livro apenas, como preferido. Mas, se assim é, citarei a Bíblia, que me acompanha, desde a infância, como leitura cotidiana e basilar. Especialmente o Novo Testamento é leitura indispensável na minha vida.

O que mais gosto no meu trabalho é: Poder ter uma idéia nova, que responda a uma necessidade ou resolva um problema real, podendo em seguida implementá-la com sucesso e colher bons resultados. Quem já experimentou, sabe do que estou falando.

Quais as principais características de um empreendedor de sucesso? Agregar e permitir o desenvolvimento de talentos, desenvolver uma liderança objetiva e criativa, ter foco, organização e persistência.

O melhor conselho que já recebi: Vá em frente, vença, mas saiba compartilhar. Sem partilha, toda vitória é vã.

Qual conselho você daria para um jovem empreendedor? Vá em frente, vença, mas saiba compartilhar. Sem partilha, toda vitória é vã.

O que é necessário para ser um bom empresário e perpetuar um negócio? 

Ter vocação empreendedora é fundamental. É infinitamente melhor ser um empregado competente que um empresário fracassado. Mas se existe o talento empreendedor, é preciso, em seguida, estar atento ao mercado, suas necessidades, seus direcionamentos, suas mudanças. A atenção do empresário deve estar voltada para dar respostas efetivas às necessidades do mercado. Depois é preciso preparar seguidores, sucessores que possam assumir o crescimento do negócio, enquanto você vai se afastando das atividades mais operacionais, de modo a aplicar mais tempo e criatividade nas estratégias e no longo prazo. Há muito mais coisas a fazer. Mas creio que essas estão entre as mais importantes.
 
Você participa ou já participou de programas desenvolvidos pela Aliar? Quais? De que forma eles auxiliaram no desenvolvimento pessoal ou profissional?

Cheguei à Aliar por indicação, já que não conhecia esta região. Estava preocupado, pois precisava de um trabalho bastante profissional e temia não encontrar empresa habilitada. Mas encontrei o que queria. Confiei ao pessoal da Aliar uma pesquisa de mercado que não era das mais fáceis de fazer, numa época que também dificultava sua consecução. Tive um excelente resultado. Pude constatar competência técnica ao nível do que encontraria em qualquer grande capital do país. Fiquei satisfeito com o produto deles e me tornei cliente e parceiro.


Para finalizar, uma frase, ou pensamento marcante em sua vida:

Eu fui “criado com vó”. A minha avó materna, que também era minha madrinha, era uma sábia mulher. Ela me proveu de centenas de frases, da dita sabedoria popular, que foram marcantes em toda a minha vida. Até hoje, em determinados momentos da vida, me vem à mente a frase oportuna que ela teria para a situação. É impressionante como minha avó me socorre na hora certa.
Diante dessa sua pergunta, por exemplo, responderei como Vovó Sussula : “Meu filho, quem não vive para servir, não serve para viver !”

Av. Rio Branco, 1400 - Sala 54
CEP: 95096-000
Caxias do Sul-RS
+55 (54) 3021.1148
+55 (54) 3021.6044
Eventos
Central de palestrantes
Newsletter
Cadastre-se e receba nossas novidades: