Aliar

News

Café com Informação - "Movimentos e protestos: importância para a democracia"
 A Aliar Consultoria parceira do Café com Informação participou nesta quinta-feira (31) da palestra "Movimentos e protestos: importância para a democracia", realizado pelo Conselho da Empresária da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC). 

 

Doutora em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a professora da Universidade de Caxias do Sul Ramone Mincato acredita que os protestos de junho de 2013 foram fundamentais para fazer avançar a democracia no Brasil. Ramone tratou deste tema, avaliando os impactos conjunturais e estruturais das manifestações.

 

De acordo com a cientista política, entre os efeitos mais imediatos dos protestos estão a redução da tarifa de ônibus, a revogação da PEC 37, preocupação em destinar mais recursos para a educação e saúde e a retirada da reforma política da gaveta. No entanto, em sua opinião, houve um legado muito mais significativo ao País, como a percepção de que não há mudança sem luta, de que os protestos realmente funcionam e de que a sociedade não pactua com a ideia da política como profissão, exercida apenas para defender interesses privados, em detrimento do coletivo. Configurou-se uma cultura do protesto que é essencial para a mudança, segundo ela.

 

Ao defender que os movimentos sinalizam ainda uma ruptura do processo de dominação patrimonialista, a cientista política disse que ficou um alerta para a necessidade das organizações partidárias fazerem um balanço de suas práticas políticas. "Foi um movimento cívico, nacional, sem líderes e de repúdio à instrumentalização partidária", acrescentou. Ainda de acordo com a palestrante, "é importante constituir uma cultura cívica no País, sem a qual será impossível construir uma sociedade realmente democrática". Ela ainda criticou a conivência da sociedade com a corrupção e com o processo de dominação política. "A sociedade política é corrupta porque a sociedade civil é corrupta", ao se referir à cultura do "jeitinho brasileiro".

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC

Av. Rio Branco, 1400 - Sala 54
CEP: 95096-000
Caxias do Sul-RS
+55 (54) 3021.1148
+55 (54) 3021.6044
Eventos
Central de palestrantes
Newsletter
Cadastre-se e receba nossas novidades: