Aliar

News

Mulheres e o poder da comunicação
O que elas querem? O que as motiva a decidir pela compra de um produto? Como elas consomem? Buscam informações? Influenciam e se comunicam?

Já não é mais novidade que a cada dia aumenta o poder de consumo da mulher, elas estão decidindo e gastando mais dinheiro. No entanto, estão enganados aqueles que pensam que elas são consumidoras apenas de roupas, acessórios e cosméticos. Atualmente, somos responsáveis por mais de 80% das decisões de compra. A previsão é que a quantia controlada pelo público feminino e destinada ao consumo em todo o mundo deverá ultrapassar 20 trilhões de dólares em 2015.

As mulheres, que até há pouco tempo eram vistas como influenciadoras e meras coadjuvantes na economia, agora são o grande quinhão do mercado mundial. No segmento do bem estar e saúde não é diferente, os multipapeis que a mulher exerce e o stress diário fazem ela buscar cursos, livros, palestras que envolvam a temática do equilíbrio emocional e o desenvolvimento pessoal.


No entanto, a grande questão é: as empresas conseguem perceber o que elas querem e como se conectar com todo esse universo de consumo do público feminino? Acompanharam essa transformação da mulher? Um grande desafio, sem dúvida. Poucas ainda são as empresas que conseguem ter uma comunicação dirigida, estratégica, personalizada e eficiente que atenda as percepções, preferências, desejos e necessidades do público feminino.

Para se ter uma ideia, pesquisas apontam que 70% das mulheres acham as propagandas machistas e 64% se sentem inseguras ao ver um anúncio que explore beleza inatingível. Hoje a comunicação ainda lida fortemente com o aspiracional, ou seja, muito do que é projetado não se identifica com o que a mulher realmente quer. A comunicação, na maior parte do tempo, é espetacular demais. Assim, conhecer e entender os comportamentos e hábitos das mulheres é imprescindível para se relacionar com elas. A comunicação para seduzi-las tem que acompanhar esse novo momento da mulher. Por isso, separei algumas dicas de como a sua empresa deve se comunicar para vender mais para elas.

Vá direto ao ponto


O tempo é um bem precioso, elas pagam mais para economizar tempo. E essa premissa vale para tudo. Portanto, toda e qualquer mensagem para as mulheres deve leva-la diretamente ao cerne da questão o mais rápido possível.

Fale a língua delas

Entenda como o seu público se comunica e use a mesma linguagem. Por exemplo, se a sua empresa tem o público-alvo mães, fale com ela também como fosse mãe. Acompanhar blogs e redes sociais do seu público ajuda a sua empresa afinar a comunicação com o mesmo.

Autenticidade

A consumidora tende a rejeitar mensagens evasivas e carregadas de clichês, como a de Amélia. Ela quer algo diferente e real.

Informação, informação, informação

As mulheres fazem muita pesquisa antes de comprar. Certifique-se de fornecer-lhes todas as informações que eles precisam e querem.

Fonte: Jogo de Damas

Av. Rio Branco, 1400 - Sala 54
CEP: 95096-000
Caxias do Sul-RS
+55 (54) 3021.1148
+55 (54) 3021.6044
Eventos
Central de palestrantes
Newsletter
Cadastre-se e receba nossas novidades: