Aliar

News

Café com Informação debate conflito de gerações no ambiente de trabalho
A Aliar Integração de Negócios e Educação Empresarial, uma das empresas patrocinadoras do Café com Informação, esteve presente no evento através de sua Diretora Daiane Catuzzo, e do colaborador, Felipe Zardin. 

A realidade do mercado de trabalho a partir da convivência entre três gerações com perfis diferentes foi o tema da palestra do médico psiquiatra Eduardo Sassi no Café com Informação do mês de maio, realizado nesta quinta-feira (29), pelo Conselho da Empresária da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC). Para o especialista, o grande desafio das empresas será criar ambientes de trabalho capazes de englobar e aproveitar os potenciais das gerações X, Y e Z. Conforme explicou este choque ocorre porque são pessoas - de idades com intervalo médio de 25 anos - com três modelos mentais, personalidades, culturas e histórico de vida diferentes.

A Geração X, ou os Baby Boomers, que surgiu após o fim da Segunda Guerra Mundial e hoje está na faixa dos 45, 50 anos, valoriza o emprego fixo e estável. Em seguida, surge a Geração Y, formada pelos jovens nascidos do meio para o fim da década de 70, que assistiram à revolução tecnológica, valorizam o reconhecimento profissional imediato e conseguem fazer várias coisas ao mesmo tempo. A convivência entre profissionais com características tão diferentes tem gerado dificuldades de relacionamento.
Para Sassi, o maior desafio a partir de agora talvez seja a forma como as organizações irão receber a geração Z, jovens que conhecem a internet e lidam com novas tecnologias e mídias sociais desde a infância, que não concebe o mundo que não seja digital e conectado. Os profissionais desta geração poderão apresentar, segundo o médico, dificuldades de interação e de trabalho em equipe, apesar da intensa comunicação, conectividade e facilidade com que realizam diversas atividades simultaneamente. "Existe um isolamento, apesar da comunicação intensa", afirmou.

O psiquiatra comentou que algumas empresas já estão buscando equalizar estes conflitos, proporcionando ambientes físicos mais abertos, para facilitar a comunicação mais direta e interpessoal, maior flexibilidade de horários e menos rigidez nas hierarquias.

Durante o evento, a presidente do Conselho da Empresária, Márcia Rosa, apresentou a candidata ao Concurso Glamour Girl 2014, a jovem Isadora Martini.


 
Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC

Av. Rio Branco, 1400 - Sala 54
CEP: 95096-000
Caxias do Sul-RS
+55 (54) 3021.1148
+55 (54) 3021.6044
Eventos
Central de palestrantes
Newsletter
Cadastre-se e receba nossas novidades: