Aliar

News

10 filmes para inspirar empreendedores
A inspiração é a chave para um negócio de sucesso e, muitas vezes, ela vem por meio de boas histórias. Não é à toa que filmes de bilheteria esgotada foram inspirados em belas histórias de grandes conquistas.

Além dos filmes que narram a criação de empresas e marcas reconhecidas, os que mostram negociações e valiosas lições também são essenciais para ver e se inspirar.

O Portal InfoMoney perguntou a Nakagawa e ao professor de Economia da Fundação Getúlio Vargas, Samy Dana, quais os filmes que todo empreendedor deveria assistir.

Confira a lista:

A Rede Social (2010)

A história narra como Mark Zuckerberg criou o Facebook e, após seis anos, se tornou o mais jovem bilionário da história com o sucesso da rede social. O sucesso, no entanto, traz complicações em sua vida profissional e pessoal.

Piratas do Vale do Silício (1999)

O filme mostra a competição em busca da liderança do mercado de tecnologia entre Steve Jobs, fundador da Apple, e Bill Gates, criador da Microsoft e Windows, que se enfrentam em uma guerra de bastidores nem sempre honesta.

O Aviador (2004)

Howard Hughes ficou milionário aos 18 anos devido a herança de seu pai. Pouco tempo depois ele se mudou para Los Angeles, onde passou a investir na indústria do cinema, dirigindo grandes filmes. Em paralelo se dedicou a uma das suas maiores paixões, a aviação.

À Procura da Felicidade (2005)

Chris Gardner é um pai solteiro que enfrenta sérios problemas financeiros. Após uma tentativa falha de ser vendedor, Chris consegue uma vaga de estagiário numa importante corretora de ações, porém não recebe pelos serviços prestados. Então, junto com seu filho de 5 anos, passa a dormir em abrigos, estações de trem, banheiros, mas mantendo a esperança de que dias melhores virão.


Tucker – O homem e seu sonho (1988)

A história é baseada na vida de um inovador projetista de carros chamado Preston Thomas Tucker. O visionário americano abriu as portas de uma montadora na década de 40 e despertou a atenção dos gigantes industriais, seus principais concorrentes, que decidiram aniquilá-lo.


O Poderoso Chefão (1972)

Apesar das cenas de violência, levanta questões de poder, lealdade e laços familiares, que mostram a complexidade das organizações e as dificuldades políticas que um empreendedor enfrenta.

O Homem de Honra (2000)

Carl Brashear é filho de uma humilde família negra, mas não deixa nada atrapalhar o seu caminho. No início dos anos 40, se alistou na Marinha dos Estados Unidos e deseja tornar-se mergulhador de elite da divisão de buscas e resgates. Inicialmente Carl trabalhava como cozinheiro, uma das poucas tarefas dadas aos negros na época. Billy Sunday, seu chefe, apesar de não acreditar nele, se impressionou com sua coragem e determinação, nascendo um respeito mútuo que os levará a lutar juntos para defenderem a honra e protegerem suas vidas.

Decisões Extremas (2010)

Os filhos do Aileen e John Crowley têm uma doença degenerativa. Marcados pela falta de esperança, suas trajetórias mudam quando descobrem um cientista que pode trazer a cura. Mas, para isso, John precisa abrir uma empresa para fabricar os medicamentos. O filme mostra que as empresas precisam de um propósito para serem criadas, e o empreendedor precisa acreditar nela e no que produz.

Happy Feet (2006)

Entre os pinguins Imperador você só é um deles se souber cantar. Isso causa grande preocupação a Mano, considerado o pior cantor do mundo e, também, um ótimo sapateador. A lição do filme é que às vezes é preciso nadas contra a maré para conseguir algo inusitado.

O céu de outubro (1999)

No final dos anos 50, o adolescente Homer Hickam vive em uma cidade onde a mineração é a maior empregadora local. Ao saber que os russos colocaram o satélite Sputnik em órbita, Homer começa a sonhar em fazer o mesmo. Logo ele convence alguns amigos a participarem do projeto e, com o apoio de uma professora, dá início ao projeto que mudará sua vida.



Av. Rio Branco, 1400 - Sala 54
CEP: 95096-000
Caxias do Sul-RS
+55 (54) 3021.1148
+55 (54) 3021.6044
Eventos
Central de palestrantes
Newsletter
Cadastre-se e receba nossas novidades: