Aliar

News

Novos Olhares para 2014
Por Rosani Coelho*

Como todo começo de ano, 2014 inicia com muitas expectativas.

Temos vivido momentos de ruptura e de transformação na economia e no mundo, o que demanda um novo olhar para o ambiente corporativo.

No cenário internacional a perspectiva é de melhoria no decorrer de 2014, com recuperação gradual da economia americana e europeia e crescimento irregular da economia asiática.

O cenário interno nos direciona para alguns eventos que podem contribuir para um melhor desempenho da nossa economia, como é o caso da Copa do Mundo que impacta diretamente no setor de turismo e, também, no de transportes e de comunicação.

Em termos setoriais:

- o comercio varejista deverá ter uma expansão moderada.
- O setor supermercadista tende a apresentar favorecimento das vendas, em função de um aumento mais moderado dos preços.
- Em termos de agronegócio, a previsão é de uma expansão significativa em 2014 nas principais culturas agrícolas.
- O setor de serviços será positivamente influenciado
- A expectativa para a indústria é de recuperação moderada.

Voltando ao cenário corporativo, percebemos um mercado de trabalho ainda carente de profissionais qualificados em empresas de todos os portes e uma maior preocupação com a gestão do relacionamento humano, não apenas em relação aos colaboradores, mas extensivo à toda cadeia do negócio, como os clientes, fornecedores, parceiros e sociedade.

As exigências para 2014 e para os anos que virão é de uma informação muito mais qualificada e com grande velocidade, direcionando para rápidas tomadas de decisão.

Preparar-se para este futuro tão próximo requer competência, persistência, novos olhares para situações já vividas, inovação, reconhecimento de desafios e riscos que envolvem os negócios,

O Mundo mudou, o País mudou, os problemas são mais complexos. Muitos são os desafios pela frente e há muito para se fazer. Este é o momento para sermos mais competitivos, fazendo sempre melhor, mesmo que os recursos, muitas vezes, não sejam os mais adequados. Estando preparados para aproveitar as oportunidades que se apresentam e as que ainda virão.

“Todos os cursos de ação são arriscados, por isso, a prudência não está em evitar o perigo - o que é impossível - mas em calcular o risco e agir decisivamente.” (Maquiavel)


* Rosani Coelho é Diretora da Aliar Integração de Negócios e Educação Empresarial.

Av. Rio Branco, 1400 - Sala 54
CEP: 95096-000
Caxias do Sul-RS
+55 (54) 3021.1148
+55 (54) 3021.6044
Eventos
Central de palestrantes
Newsletter
Cadastre-se e receba nossas novidades: