Aliar

News

Aliar presente no Seminário de Negócios Internacionais
          As diretoras da Aliar, Rosani Coelho e Daiane Catuzzo, prestigiaram o 12º Seminário de Negócios Internacionais, realizado pela CIC.
       A Aliar Integração de Negócios e Educação Empresarial foi a empresa responsável pela intermediação da contratação dos palestrantes Nicola Minervini e Carlos Araújo, através de sua central de palestrantes.
          Uma verdadeira aula sobre comércio exterior. Assim foi o 12º Seminário de Negócios Internacionais da Serra Gaúcha, promovido pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul, por meio de sua Diretoria de Negócios Internacionais. O evento teve como tema "Competitividade, a chave para o mercado internacional".
          A primeira palestra foi com o professor e consultor aduaneiro Carlos Araújo, que falou sobre a importação como fator de competitividade das empresas brasileiras. Segundo ele, alguns querem demonizar a importação, culpando-a pela desindustrialização. No entanto, acrescentou, a importação faz parte do desenvolvimento da indústria brasileira. "Os bens de consumo, os produtos acabados, representam 17% da importação. Os 83% restantes são matérias-primas para as indústrias", observou Araújo.
       O consultor disse ainda que o Brasil vive um caos logístico, e que por isso nossos produtos são muito caros. "os gargalos afetam o preço final dos produtos", completou. Em relação ao excesso de burocracia, ressaltou que o importador precisa ser um especialista, para "matar um leão por dia", tamanha a complexidade dos processos aduaneiros. "Somos um país cartorial, em que o carimbo tem muita importância", afirmou.
     Na sequência, o gerente de Exportação da Fras-le, Gelson Jorge Adami, apresentou o case de internacionalização da empresa. Conforme explicou, a Fras-le passou por quatro fases até consolidar sua presença no mercado internacional: primeiro passou a vender para o exterior, depois instalou escritórios comerciais e técnicos em alguns países, mais tarde implantou centros de distribuição para colocar seus produtos mais próximos dos clientes e, por fim, abriu fábricas no exterior. Hoje, exporta para 100 países diretamente, nos cinco continentes, possui 345 clientes de exportação ativos e está entre os cinco maiores fabricantes de materiais de fricção do mundo. Para Adami, produtos competitivos e liderança foram os diferenciais que contribuíram para o bom desempenho da empresa caxiense no mercado global.
        Já o consultor de Desenvolvimento da Competitividade Internacional para a União Europeia, o italiano Nicola Minervini, falou sobre métodos e experiências para a competitividade global. Autor do livro "O Exportador", contou, de forma bem humorada, as aventuras de quem não se preparou para a exportação. Segundo ele, não adianta a empresa ter capacidade de produção, se não tiver capacidade exportadora. Da mesma forma, de nada adiante se não tiver também uma atitude exportadora.
          Para obter sucesso na área, o consultor sugere promoção eficaz dos produtos, informação atualizada do mercado, empresa integrada em todos os níveis e cenários mercadológicos bem monitorados. "Se na empresa não existe uma cultura exportadora em todos os níveis, se todo mundo não está sintonizado, dificilmente dará certo", comentou. Ainda segundo ele, 70% dos fracassos nos negócios internacionais têm origem cultural.
       Para Nicola Minervini, há 22 anos que se fala no Custo Brasil como causa da baixa competitividade dos produtos nacionais no mercado externo. No entanto, alertou, as empresas também devem reavaliar a sua atitude competitiva. Para melhorar o que chamou de custo empresa, sugeriu que o exportador reveja itens como fornecedores, matérias-primas, produção e marketing. "A internacionalização precisa de quatro Ps: produto, paciência, profissionalismo e perseverança", concluiu.
       Os debates com os palestrantes do 12º Seminário de Negócios Internacionais da Serra Gaúcha foram mediados pelo diretor de Negócios Internacionais da CIC Plínio Mioranza.
 
Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC

Av. Rio Branco, 1400 - Sala 54
CEP: 95096-000
Caxias do Sul-RS
+55 (54) 3021.1148
+55 (54) 3021.6044
Eventos
Central de palestrantes
Newsletter
Cadastre-se e receba nossas novidades: