Aliar

News

Sustentabilidade e Longevidade das Organizações
Artigo escrito pela diretora da Aliar, Rosani Coelho, para o informativo “Em Revista” do SESCON Serra Gaúcha. Ano 9, nº 26.

A todo o momento lemos e ouvimos falar sobre sustentabilidade. Mesmo que o conceito inicial tenha surgido e o primeiro grande passo tenha sido dado em 1972, durante a conferência de Estocolmo, muito nos falta para incorporar este tema tão importante no dia-a-dia das empresas.
Empresa sustentável é aquela que, simultaneamente, é capaz de gerar benefícios para si e para a sociedade, com isto contemplando os três pilares da sustentabilidade: econômico, social e ambiental.
Tal como a ética, a sustentabilidade é um Valor e como tal, já não é um diferencial, mas uma condição para que empresas, sejam elas pequenas ou grandes, possam estabelecer-se e permanecer no mercado. Os princípios transformaram-se nas últimas décadas, ficaram mais amplos. Pode-se dizer que sustentabilidade é uma forma de fazer negócios, onde se vai muito além da geração atual, criando-se condições para a existência de um futuro e de gerações futuras, com recursos suficientes para atender suas necessidades. Há aqui um encontro entre pensar o meio ambiente e sua conservação e o desenvolvimento econômico, pois ambos precisam andar juntos.
Temos observado, em nossas experiências com projetos de planejamento estratégico, uma grande preocupação das empresas com o futuro e suas gerações. Isto se traduz na incorporação de projetos de responsabilidade social e sustentabilidade, com o envolvimento e comprometimento de colaboradores e partes interessadas, onde todos se sentem responsáveis pela melhor utilização de recursos, primando pela qualidade e não pela quantidade. Esta é uma forma de contribuir com um mundo melhor, ao mesmo tempo agregando, no médio e longo prazo, valor para a empresa e a sociedade.
Neste sentido, a participação de fornecedores, clientes, sociedade, acionistas, diretores e colaboradores na estruturação dos projetos, vêm se mostrando um modelo muito positivo, com preocupação mútua e busca de soluções conjuntas. Algumas ações que vem sendo adotadas:
- disseminação do tema nas empresas (clientes, fornecedores, colaboradores);
- análise de práticas, políticas e processos existentes, comparando-as com melhores práticas de mercado;
- adoção de novas práticas que contribuam para uma gestão sustentável na empresa;
- elaboração de planos de ação para a sustentabilidade, com visão de curto, médio e longo prazo.

Estas e outras ações nos mostram que a sustentabilidade nos negócios pode ser uma importante fonte de vantagem competitiva e de criação de valor para todas as empresas.
Mais do que ter consciência, a hora agora é das empresas agirem, com as lideranças assumindo seu papel rumo à evolução da sociedade, para colher e celebrar num futuro próximo, resultados e benefícios para a sociedade e o ambiente e, sucesso e longevidade para os negócios.

Rosani Coelho
Contadora e Diretora da Aliar Integração de Negócios e Educação Empresarial


Av. Rio Branco, 1400 - Sala 54
CEP: 95096-000
Caxias do Sul-RS
+55 (54) 3021.1148
+55 (54) 3021.6044
Eventos
Central de palestrantes
Newsletter
Cadastre-se e receba nossas novidades: