Aliar

News

Aula Inaugural: Integramente.
Aula inaugural do Programa Integramente analisa a economia mundial e brasileira abrindo um debate sobre a atuação do profissional da consultoria no cenário econômico atual

Esse foi o objetivo da aula inaugural do Integramente, o programa de desenvolvimento integrado de consultores e facilitadores do Grupo Aliar. Com o tema “O Mar Onde Navegamos”, o encontro - ocorrido no último dia 22 de fevereiro, no San Carlo Eventos e Business Center em Caxias do Sul - foi conduzido pela economista Patrícia Palermo, que abordou sobre a importância dos consultores e profissionais que atuam com educação empresarial, estarem atualizados e atento aos movimentos econômicos, a fim de orientar de maneira mais estratégica seus clientes.

Também foi realizada uma leitura aprofundada do cenário econômico brasileiro, com análise dos principais dados, chamando atenção para os números do desemprego e o crescente impacto gerado na economia. Cabe destacar o baixo nível de contratação, que fechou 2016 com 14,74 milhões de admissão, enquanto 2014 este número era de 21,88 milhões trazendo à tona a realidade que é vista nas manchetes de jornais e filas de pessoas atrás de uma oportunidade.

Em contrapartida, as projeções apresentadas se mostraram favoráveis. Com um pequeno crescimento em 2017 e perspectivas melhores para o ano que vem. Esse quadro é derivado das medidas tomadas pelo governo federal nos últimos meses para controlar a taxa de juros e reduzir a inflação a níveis aceitáveis, afim de impulsionar lentamente a economia.

Cabe salientar que a dívida pública brasileira é menor que a de países desenvolvidos. Somando 66,30% do PIB contra 104,50%, segundo dados do FMI. Porém, em comparação com mercados emergentes semelhantes, que comprometem em média 44,40% do seu produto interno bruto, os números brasileiros ainda são bastante altos. Isso prejudica o Brasil perante o mercado financeiro, que compra de mercado de iguais, inibindo a entrada de investimentos no país.

Outro tópico importante do encontro foram os reflexos da eleição de Donald Trump. Com as ações protecionistas e nacionalistas que o do presidente americano anuncia tomar, a economia brasileira deve sofrer alguns golpes, já que os Estados Unidos é um dos principais mercados consumidores das exportações Brasileiras.

Além disso, empresas estrangeiras que também atuam no mercado americano, tendem a perder espaço e buscar novos países para expandir sua atuação, com isso, além de terem interesse pelo mercado Brasileiro, irão competir com as empresas nacionais ao redor do globo.

Frente a esse cenário, debateu-se o papel do profissional de consultoria na escolha dos melhores caminhos para as organizações. Seja na análise da conjuntura econômica e na mensuração de riscos, seja preparando e reinserindo um empreendedor mais seguro no mercado, ao identificar oportunidades de mudança e crescimento.

É de olho nessas necessidades do mercado que o Integramente atua, preparando o profissional da consultoria e educação empresarial para lidar com ambientes de incerteza, potencializando seus resultados e aumentando seu campo de atuação no mercado. Ao instrumentalizar seus participantes com as novas tendências do setor e ferramentas de aplicação prática, o programa prepara esses profissionais para a condução de processos de mudança frente aos desafios do mundo corporativo.


Acesse o site e saiba mais sobre o Integramente! (Clique Aqui)


Av. Rio Branco, 1400 - Sala 54
CEP: 95096-000
Caxias do Sul-RS
+55 (54) 3021.1148
+55 (54) 3021.6044
Eventos
Central de palestrantes
Newsletter
Cadastre-se e receba nossas novidades: