Aliar

Entrevistas

Diálogos Aliar: Conectando ideias com Arlene F. Kuster de Oliveira e Lisiane Coelho Borges, sócias do Kuster e Coelho Advogadas Associadas
O Diálogos Aliar entrevista neste mês, Arlene F. Kuster de Oliveira e Lisiane Coelho Borges,  advogadas e sócias do escritório Kuster e Coelho Advogadas Associadas.

Escritório com foco em oferecer serviços jurídicos personalizados, com base nos pilares: conhecimento, inovação e ética. Atua nas áreas administrativo, civil, contratual, consumidor, empresarial, trabalhista e previdenciário.

Participantes do Passarela de Negócios desde sua primeira edição, elas contam como o projeto auxiliou e ainda auxilia no negócio. 

Como e quando nasceu o sonho de empreender?
Ambas pensávamos em prestar um serviço personalizado e com o fim de desmistificar a questão de falta de acessibilidade e clareza no que tange a advocacia, tendo em vista que todas as pessoas e empresas, independente do porte, podem ter acesso a um serviço jurídico de qualidade.

Encontrar alguém que vise os mesmos ideais que o seu não é exatamente fácil, então quando conversamos pela primeira vez visando empreender e verificamos que tínhamos as mesmas ideias sobre como um negócio deveria funcionar, iniciamos nossa preparação, partindo do CANVAS e de um plano de negócios. Em poucos meses estávamos trabalhando juntas.

Quais foram os principais desafios quando tomaram a decisão?
Acreditamos que encontrar coragem e confiança em nós mesmas para colocar o negócio próprio, bem como abandonar uma remuneração fixa por um montante variável, que é algo comum aos empreendedores em um primeiro momento.
Além de que, ir à campo, estabelecer uma conexão com os clientes, participar de eventos e buscar novos contato também são desafios diários, visto que estávamos mais acostumadas a tecer as peças processuais em si.

O Passarela de Negócios auxiliou vocês de alguma forma? Como?
Certamente. Em princípio justo no que tange a questão da confiança no nosso potencial e, logo em seguida, quanto às estratégias de negócio que aprendemos tanto no evento quanto com as empreendedoras que conhecemos nele. Ademais, também através do Passarela de Negócios iniciamos novos contatos e relacionamentos profissionais e pessoais.

Vocês já fecharam negócios através do Passarela de Negócios?
Sim, conseguimos fechar negócios em todos os eventos do Passarela de que participamos, depois de iniciar nosso empreendimento. A proposta é muito interessante e, além disso, procedemos com os ensinamentos que tivemos durante o evento, como não apenas guardar os cartões que recebemos, mas efetivamente contatar e conhecer as donas deles.

O que é o Passarela de Negócios para vocês? O que ele representa?
Pensamos que é uma oportunidade de auxiliar mulheres e de sermos auxiliadas. Muitas vezes tudo o que alguém precisa para iniciar uma jornada empreendedora é de um incentivo como o ofertado pelo evento e suas participantes: inspiração e alguém que acredite em sua ideia.

Notamos, também, que não estamos sozinhas trabalhando em prol de nossa realização profissional, conhecemos muitas novas empreendedoras e isso nos motiva e nos incentiva a ir em frente, pois “tem mais gente remando nesse mesmo barco”, logo, juntas, chegaremos lá.

Qual conselho vocês dariam para uma empreendedora que está iniciando um negócio?
Que acredite nela mesma e no seu trabalho, porque esse definitivamente é o primeiro passo para o sucesso. Se você não acreditar de verdade na sua ideia, ninguém mais vai.

Quais são as perspectivas da empresa para este ano?
Como somos novas no mercado, a meta é consolidar nosso trabalho, em especial no que tange a assessoria jurídica empresarial preventiva, e nos tornarmos referência em qualidade, e não em quantidade.

Suas palavras preferidas são:
Inovação, sabedoria, liberdade, perseverança e conhecimento.

A melhor estratégia para o sucesso é:
Através da confiança.

O que mais gosto no meu trabalho é:
A liberdade de poder fazer o melhor para auxiliar o cliente, seguindo nossos próprios valores e princípios morais, produzindo menos quantidade, mas com mais qualidade.

Uma frase, ou pensamento marcante:
“Você nunca sabe que resultados virão da sua ação. Mas se você não fizer nada, não existirão resultados”. Mahatma Gandhi

Av. Rio Branco, 1400 - Sala 54
CEP: 95096-000
Caxias do Sul-RS
+55 (54) 3021.1148
+55 (54) 3021.6044
Eventos
Central de palestrantes
Newsletter
Cadastre-se e receba nossas novidades: