Aliar

Entrevistas

Diálogos Aliar: Conectando ideias com Leonardo André De Ross
O empresário caxiense Leonardo André De Ross é o nosso convidado para o "Diálogos Aliar" do mês de março. Conheça um pouco mais sobre a trajetória deste jovem empreendedor e inspire-se!


Breve histórico profissional: Minha carreira sempre foi voltada à área administrativo comercial, desde os meus 17 anos. Tive o privilégio de sempre trabalhar em empresas líderes de seus segmentos, com profissionais de alto gabarito, que me mostraram os caminhos mais assertivos, as técnicas e os benefícios da carreira comercial. Em paralelo, me graduei em Administração de Empresas pela UCS, cursei Administração de Vendas na Universidade de León, na Espanha, realizei pós graduação em Comércio e Relações Internacionais, também pela UCS, e uma especialização em Comércio com México e América Latina pela Universidade de Monterrey, no México. Incentivado pelo empreendedorismo de meu pai, sempre quis ter meu próprio negócio. Quando entrei para o ramo de móveis há 10 anos, me encantei. Decidi então empreender na área, com uma marca forte e uma das líderes de seu segmento, abrindo uma loja de móveis projetados da marca Rudnick. Assim atuo há 4 anos, comercializando móveis, materializando sonhos.

Quais foram as principais mudanças que ocorreram durante a história da empresa e como as enfrentou?
A principal mudança foi o recrudescimento do mercado. No início favorável e logo nos primeiros anos, recessivo. Ajustar as velas aos novos tempos, rapidamente, foi a forma de enfrentar os novos desafios. Decisões rápidas e focadas na perpetuação, sem perder qualidade. Os desafios são diários.

Como a sua empresa está inserida no mercado hoje:
Hoje estamos posicionados, acredito, entre as 5 melhores lojas de móveis projetados da região de Caxias do Sul, atuando fortemente no nordeste do Rio Grande do Sul, mas atendendo também a região metropolitana de Porto Alegre, o litoral norte Gaúcho e extremo sul de Santa Catarina.

O que é necessário para ser um bom empresário e perpetuar um negócio?
É fundamental conhecer o ramo de atividade a fundo. Conhecer toda a cadeia produtiva que o envolve e relacionar-se bem com os profissionais que atuam no ramo. Isto dará muito argumento sobre todos os aspectos e facilitará decisões importantes, tornando-as mais assertivas, sem necessidade de procrastinação ou consultorias. Foco e muito trabalho complementam.

Quais são as perspectivas da empresa para este ano?

Organizar ainda mais a casa. Fazê-la ainda mais linda, para quando a tempestade passar podermos abrir as janelas e desfrutar do sol, sem necessidade de trabalhar introspectivamente e sim, exclusivamente para deixar nossos clientes mais felizes do que quando chegaram até nós. Esta é a missão da empresa. Também estamos com um projeto de um novo modelo de negócios, que trará um enorme benefício para a empresa e todo o ramo moveleiro, principalmente aos clientes. Esperamos fundamentá-lo e colocá-lo no mercado ainda este ano.

O melhor conselho que já recebi:
Ter dinheiro não é importante, o importante é ter crédito. Financeiro sim, mas principalmente de caráter pessoal.

Minha palavra preferida é:
Sim.

Meu hobby:
Surf.

Meu livro preferido:
100 dias entre Céu e Mar –Amyr Klink

A melhor estratégia para o sucesso é:
Dedicação.

O que mais gosto no meu trabalho é:

Sorrisos.

Qual conselho você daria para um jovem empreendedor?
Você é uma locomotiva, cheia de combustível, carregando vagões e mais vagões de ideias, vagões de entusiasmo, vagões de adrenalina, vagões de sonhos, entrando em um túnel que nunca entrou , mas louco de vontade de chegar do lado de lá. Mas o túnel é escuro, é um túnel solitário, e só você, a locomotiva, poderá atravessá-lo junto com seus vagões. Neste desafio do incerto, proteja-se, reunindo toda e qualquer informação para esta jornada. Esteja convicto de que este túnel tem uma saída e saiba com chegar lá, antes de entrar. Faça esboços, tenha um plano. Atravesse, tenha resiliência, perseverança, mesmo sem ver o final, mesmo sem ver a luz. É possível que você tenha que soltar alguns vagões pelo caminho. É possível que alguns vagões estejam atrasando esta travessia, mas quem sabe podem ser usados do lado de lá do túnel. Por isso, acima de tudo, jamais se esqueça da maneira como você entrou neste túnel, jamais esqueça de que você é uma locomotiva. Lembre-se que sem você, o vagão de seus sonhos não verá a luz.

Uma frase, ou pensamento marcante em sua vida:

“Prometo pela minha honra, fazer o melhor possível, para cumprir meus deveres, para com Deus e minha pátria, ajudar o próximo em toda e qualquer ocasião, e obedecer à lei do escoteiro.”

Av. Rio Branco, 1400 - Sala 54
CEP: 95096-000
Caxias do Sul-RS
+55 (54) 3021.1148
+55 (54) 3021.6044
Eventos
Central de palestrantes
Newsletter
Cadastre-se e receba nossas novidades: