Aliar

Entrevistas

PROSOLVE: Processo Decisório para o Gestor Intuito e Racional
Confira a entrevista especial do professor Paulo Jacobsen sobre Prosolve, o tema do curso que o renomado professor e consultor irá abordar em Caxias do Sul.

Aliar: Em seu livro há uma frase que diz: "Alguém até já definiu a Administração como a Arte de analisar problemas e tomar decisões, a partir de informações incompletas e imprecisas sobre o assunto" como você analisa esta situação nos dias atuais, onde há muitas informações disponíveis, mas ao mesmo tempo a dificuldade em tomar decisões é uma questão constante entre os Gestores e Executivos?

Paulo Jacobsen: De fato, há excesso de dados e informações, inclusive com insuficiência de tempo de interpretá-los e transformá-los em conhecimento e até sabedoria efetiva.
Isso vem ocorrendo porque investimos nosso tempo em muitas coisas, em paralelo – uma característica da cultura da internet - onde as fronteiras entre trabalho e lazer estão sendo apagadas, confundindo-se tempo e atenção dedicados a um e outro.
Entretanto, há técnicas e recomendações de análise e decisão envolvendo problemas, sua priorização e identificação do que é ou não importante, que, inclusive, serão abordadas em nosso Seminário.

Aliar: Nosso cérebro está dividido em dois hemisférios o esquerdo e o direito. Qual a importância de conhecer a forma com que o nosso cérebro processa para facilitar a tomada de decisão?

Paulo Jacobsen: O problema não é somente saber-se como funcionam nossos hemisférios mas até se conhecer que os dois de fato existem como alternativas de processamento e estão sempre à nossa disposição . Aliás, costuma-se confundir inteligência com razão e lógica quando boa parte de nossas decisões envolvem outras formas de inteligência – como a “emocional” e, ainda outras instâncias como a inconsciente e/ou intuitiva .
No nosso Curso os participantes poderão testar e avaliar como estão sendo utilizados seus dois hemisférios e se existe uma maneira melhor de aplicá-los.

Aliar: Como trabalhar com a Indecisão nas empresas? Quanto ela prejudica as empresas?

Paulo Jacobsen: A indecisão não é, em si, prejudicial. Não custa lembrar, aliás que a origem etimológica da palavra – “caedere” significando “cortar” -, sugere que decidir é justamente a gente parar de repartir, de analisar e separar, escolhendo uma alternativa que deixe as coisas fluírem. Mas, antes de toda e qualquer decisão há que se avaliar, afinal, qual é o real problema, pesquisar suas possíveis causas, criar tantas alternativas quantas forem possíveis e só então, e depois disso tudo, fazer a escolha.
No entanto, prejuízo grande pode resultar de se perder muito tempo decidindo. Enquanto pensamos, aqui dentro de nossos escritórios. as coisas continuam a acontecendo lá fora e, inclusive, muda o cenário que estávamos examinando, desde o início......

Aliar: Em sua opinião qual o maior pecado no processo decisório?

Paulo Jacobsen: Com toda a certeza o de tomar-se decisões precipitadas, preconceituosas e relacionadas como que vimos conseguindo perceber do meio ambiente e do problema, com as informações e recursos tradicionais de que dispomos. A existência de novos problemas sugere, com toda a certeza, que os métodos e recursos antigos aplicados em resolvê-los não vêm funcionando a contento

Aliar: Nos fale um pouco sobre como funciona o Método Prosolve?

Paulo Jacobsen: Há muitas maneiras,mais ou menos boas, de se resolver problemas e cada um tem até a sua, que vem até aplicando com algum sucesso. Não fosse assim nem haveriam participantes nesse Seminário . O “Prosolve” não reinventa a roda mas propõe que, no mínimo, será sempre possível cada um aperfeiçoar e otimizar seu próprio processo e aponta alternativas de caminhos para isso.. Ora, a metodologia do Prosolve - Processo Decisório do Gestor intuitivo e racional, justamente, se coloca como alternativa para responder a essas exigências, à procura de novos patamares de excelência e de comportamento mais efetivo, criando diferenciais competitivos mais rentáveis, mais duráveis e mais gratificantes para o pessoal envolvido.


Ficou interessado em saber mais sobre esta intrigante temática? A Aliar está trazendo para Caxias do Sul este curso que é inédito na região. Para mais informações, entre em contato pelo e-mail aliar@aliarconsultoria.com.br ou (54) 3021 1148.

Av. Rio Branco, 1400 - Sala 54
CEP: 95096-000
Caxias do Sul-RS
+55 (54) 3021.1148
+55 (54) 3021.6044
Eventos
Central de palestrantes
Newsletter
Cadastre-se e receba nossas novidades: