Aliar

Entrevistas

Liderança Diferenciada e seu impacto nos resultados
Em um cenário competitivo com grande preocupação por qualidade e produtividade, o comprometimento dos colaboradores impacta diretamente nos resultados obtidos pela organização. Leia a entrevista com o Especialista em Liderança Diferenciada Ricardo Mallet.

1) O tema liderança está sempre em pauta nas discussões das empresas, por que este tema é tão complexo?
Porque lida com variáveis subjetivas (pessoas) sobre as quais, sem o conhecimento adequado, teremos pouquíssimo poder de influência. Na formação dos administradores, tem-se dado insuficiente atenção ao estudo da psicologia e do comportamento humano. Desta forma, não é de se admirar que os gestores estejam enfrentado tamanhas dificuldades ao tentar liderar suas equipes.

2) O que é um Líder diferenciado?
Em poucas palavras, podemos definir um líder diferenciado como “aquele que influencia com o propósito do bem comum”. Aprofundando o conceito, podemos utilizar as palavras do Prof. Léo Bruno, da Fundação Dom Cabral.
“Esta liderança tem presença responsável no seu meio, é equilibrada em seus valores pessoais, coerente, congruente e é exemplo. Atinge objetivos comuns junto com a equipe, através do desenvolvimento das competências e da autonomia. Agrega valor continuamente à sociedade. É fecunda e desafia obstáculos e metas difíceis, porém alcançáveis. Desafia o principal determinismo - a morte organizacional - pois alavanca a sua longevidade sustentável.”

3) Em sua opinião, as lideranças têm papel fundamental no resultado das empresas? Por quê?
Certamente! Inúmeras pesquisas têm demostrado, de forma incontestável, que os resultados extraordinários de uma organização dependem, em grande parte, do comprometimento das pessoas. E garantir o comprometimento das pessoas com os objetivos organizacionais é o principal papel das lideranças.

4) Qual a relação entre produtividade x comprometimento x liderança?
A produtividade é um dos indicadores mais impactados pelo comprometimento. Segundo pesquisas do Gallup, recentemente atualizadas, empresas nas quais encontramos alto índice de engajamento dos colaboradores apresentam uma diferença de 21% a mais de produtividade se comparadas àquelas empresas menos engajadas. E, como já mencionamos, garantir o comprometimento das pessoas com os objetivos organizacionais é o principal papel das lideranças. Assim, a relação de causa e efeito é: a liderança diferenciada leva ao elevado comprometimento dos colaboradores que, por sua vez, promove o aumento da produtividade.

5) Conhecer o perfil dos líderes da empresa é importante? Por quê?
É muito importante. O autoconhecimento para o autodesenvolvimento é a base de todo o trabalho para a sólida capacitação de um líder diferenciado. A partir do conhecimento do próprio padrão atitudinal, é possível reconhecer quais talentos disponho para exercer uma liderança eficaz. Também, quais desafios terei que superar para me comportar de forma coerente com o desempenho apresentado pelo liderado, evitando que as preferências do meu modelo mental prevaleçam sobre os métodos e técnicas da Liderança Diferenciada.


6) Há ferramentas que podem auxiliar os gestores a se conhecerem e conhecerem seus liderados?
Sim. Hoje dispomos de inúmeras ferramentas sem as quais tornar-se-ia um “tiro no escuro” influenciar pessoas e gerenciar a si mesmo. Para citar algumas, podemos mencionar o mapeamento do modelo mental, segundo a Teoria da Multipolaridade Cerebral de Roberto Lira Miranda e o teste da reação frente ao conflito, do mesmo autor.


7) Que dicas você daria para aquele gestor que almeja de melhorar sua liderança?
Daria apenas três dicas. Apesar de serem poucas, certamente demandam muita dedicação. Primeiramente, CORAGEM para ouvir o que seus liderados têm a dizer sobre suas competências em liderança. Para este fim, nossa equipe dispõe de uma ferramenta chamada Medida IAN©. A segunda dica seria HUMILDADE para reconhecer a necessidade de aprender a liderar. Ninguém nasce um líder pronto. Portanto, é necessário ter a humildade para aprender a sê-lo. A terceira dica é DISCIPLINA. Após aprender como liderar, é preciso ter muita determinação para que nossas preferências (vícios comportamentais) não prevaleçam sobre os comportamentos adequados à situação.

Av. Rio Branco, 1400 - Sala 54
CEP: 95096-000
Caxias do Sul-RS
+55 (54) 3021.1148
+55 (54) 3021.6044
Eventos
Central de palestrantes
Newsletter
Cadastre-se e receba nossas novidades: